Thursday, March 6, 2008

VULNERABILIDADE EM MOÇAMBIQUE

A localização geográfica é um dos principais factores que contribui para a vulnerabilidade do País aos eventos extremos na medida em que alguns dos ciclones tropicais e depressões são formadas no Oceano Índico, atravessam o Canal de Moçambique e afectam a parte costeira. Com o aumento da temperatura global aumenta a frequência e severidade de secas no interior e de cheias nas regiões costeiras. O País tem sido, ciclicamente, afectado por cheias, secas e ciclones tropicais, sendo de destacar, por exemplo, os eventos de cheias que tiveram lugar em 2000 no sul e em 2001 no centro de Moçambique.

A vulnerabilidade em Moçambique é um problema extremamente preocupante para para toodos, pois face este problema nunca iremos sair do ciclo de dependência em relação ao financiamento, tecnologia, a produção, etc.
Os efeitos climáticos sobre as actividades humanas e recursos naturais podem ser descritos por dois factores: sensibilidade e vulnerabilidade. Sensibilidade é o grau ao qual o sistema responde a mudanças nas condições climáticas e, vulnerabilidade indica o grau ao qual as mudanças climáticas podem afectar o sistema. A vulnerabilidade não depende apenas da sensibilidade do sistema mas também da habilidade deste em adaptar-se a novas condições climáticas.

As respostas do homem aos fenómenos de variabilidade climática podem ser de adaptação ou de mitigação. Adaptação é o conjunto de acções necessárias para ajustar-se a mudança climática, ou seja, acções para lidar com as consequências das mudanças climáticas. O termo mitigação refere as acções para reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Moçambique é um país vulnerável às mudanças climáticas devido a sua localização geográfica (com cerca de 2,700 Km de costa, maior parte dos rios internacionais atravessarem o país antes de desaguarem no Oceano Índico, superfícies abaixo do nível das águas do mar), temperaturas altas, aridez e pobreza dos solos, muitas doenças endémicas, falta de comunicação, alto nível de analfabetismo, elevada taxa de crescimento populacional, pobreza absoluta e dependência dos recursos naturais que por sua vez dependem da quantidade de precipitação.

No comments: